O que o aluno estuda

O estudante vai aprender noções de administração, para compreender o funcionamento das empresas, e reforçar conhecimentos de língua portuguesa e inglês, para a redação de documentos técnicos e administrativos. O aluno estudará ainda sobre os tipos de documentos utilizados em uma empresa e maneiras de organizar e arquivar cada um. Completam a formação o estudo de técnicas de atendimento ao cliente, planejamento de eventos (como reuniões, simpósios etc.), e informática.

O que o profissional faz

O técnico em Secretariado é responsável por assessorar os dirigentes de uma empresa. As atividades mais comuns são: organizar a agenda de compromissos, o que inclui marcar ou cancelar reuniões, por exemplo; planejar e organizar eventos, como almoço de negócios; elaborar orçamentos de serviços, como reserva de passagens aéreas e diárias de hotel; receber, conferir, encaminhar e arquivar documentos, registrando a sua movimentação em livros de protocolos ou em programas de computador; acompanhar os prazos de cada documento recebido e colher as assinaturas necessárias; redigir documentos, como comunicados, correspondências, ofícios, memorandos, informativos e atas; cadastrar fornecedores e clientes; e elaborar apresentações, planilhas e relatórios.

Onde trabalhar

Em empresas públicas e privadas de qualquer setor, indústrias, comércios, escritórios, consultórios médicos, escolas etc.

Detalhes do curso

Coordenadores: Douglas Aparecido de Freitas Lopes, Mario Alberto Zambrana Vernizzi, Geane Pimentel de Souza Frazao
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Período: Manhã
Duração: 3 anos

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso